segunda-feira, 6 de setembro de 2010

O Caminho do Sangue no Corpo

Impulsionado pelo ventrículo direito, o sangue vai aos pulmões para ser oxigenado, de onde retorna ao coração. Impulsionado pelo ventrículo esquerdo, o sangue vai a todos os sistemas corporais, de onde novamente retorna ao coração. Por isso diz-se que a circulação é dupla, com o trajeto até o pulmão sendo chamado de circulação pulmonar e o outro trajeto é chamado de circulação sistêmica.

O sangue vindo das diversas partes do corpo, chega ao átrio direito do coração por duas grandes veias cavas. Uma traz o sangue que irrigou a cabeça, os braços e a parte superior do tronco. E a outra o sangue que irrigou as partes inferiores.

Do átrio direito, o sangue passa para o ventrículo direito, onde é bombeado para a artéria pulmonar, esta se divide em dois, que levam o sangue para os pulmões.

Depois de oxigenado nos pulmões, o sangue retorna ao coração pelas veias pulmonares, e para no átrio esquerdo, esse passa para o ventrículo esquerdo que manda o sangue para a artéria aorta. Então, ela repassa o sangue para todo o resto do corpo.



Um comentário:

  1. Boa tarde. É uma formosura este teu papel de parede do Blog. Amei essa cor e, também tem um texto muito útil e de valor científico para a pesquisa da minha filha. Um abraço. Joanne.

    ResponderExcluir